sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Kerala e suas tradições...

(plantações de arroz por toda Kerala)

Ver a novela Caminhos das Indias e achar a região do Rajastão (onde foi gravada a novela) linda é mole! Afinal, o Rajastão é um lugar encantador e maravilhoso. Agora, ir para Kerala vivendo como uma pessoa normal longe das agências de viagem, andando nas ruas, comprando e conversando com as pessoas, é bem diferente!


(meals - come-se com a mão. É uma delícia!)

Kerala fica no sul da India, numa das suas regiões mais tradicionais. Aqui se vê as plantações de arroz mais lindas do mundo, os homens usando uma espécie de fralda na cintura (a dote), as mulheres com cabelos enormes e sempre presos.... É aqui que se come com a mão! Nas outras regiões se usa colheres, mas aqui.... é difícil até conseguir colher nos restaurantes. É com a mão mesmo! E, na boa.... Quando se chega aqui, o choque é tão grande que comer com a mão passa a ser natural.

(menino usando a dote)

Todos os turistas são notados aqui. As mulheres ficam rindo para nós, as crianças ficam nos seguindo e os homens nos olham de cara feia. Isso mesmo! Os homens não gostam de nos ver andando nas ruas. Para se ter uma idéia, fui comprar bananas.... Tinham 4 homens na porta da vendinha. Perguntei o preço de 6 bananas. Ele de mal humor me disse: R40,00 rúpias. ok! Paguei e fui embora. Depois descobri que elas valiam R15,00! Além de querer ganhar em cima da turista aqui, deve ter feito de sacanagem mesmo. Tava na cara que ele não queria me vender as bananas. Isso incomoda! Não é um lugar muito legal de se ir sem homens. Por isso e por outras coisas, eu e Mônica resolvemos dar uma mochilada nas cidades vizinhas. Tinhamos que esperar cinco dias para a nossa passagem de trem que já estava comprada, então fomos aproveitar nosso tempo por Kerala.

(mandala no chão para um ritual)

Nenhum comentário: